terça-feira, 18 de março de 2014

CQC: Há 6 anos correndo atrás e rindo de quem ri de você!!!


Eram por volta de 22h15, do dia 17 de março de 2008. Na Band, iniciava-se um novo programa, que fazia a perigosa mistura de humor com jornalismo, com um toque ácido. Ninguém esperava, ninguém imaginava; mas uma revolução começava a partir de então... era um tal de...

 

E seis anos se passaram, e mesmo com muitas mudanças, o nosso CQC se consolidou como a melhor opção de informação e diversão na TV. E este blog vai fazer um resumão de tudo e todos que passaram pela nossa bagacinha durante todo esse tempo...

Logo em 2008, o CQC já se metia em encrenca: depois de uma piadinha de Danilo Gentilli, o programa foi proibido de entrar no Congresso Nacional, um rebu que marcou a nova história do Brasil. A proibição gerou uma super campanha promovida pelo CQC e depois de 260.021 assinaturas, eles conseguiram a autorização e tocam o terror em Brasília até hoje!!

Um dos marcos do primeiro ano do CQC envolveu justamente Gentilli, o Repórter Inexperiente! A "arma secreta" interpretou um repórter iniciante que se atrapalhava todo durante suas entrevistas. Com o sucesso, o quadro não durou muito tempo, mas Danilo seguiu na atração sendo um dos repórteres mais hardcore do elenco.

Em agosto daquele ano, a primeira grande cobertura internacional do CQC: Felipe Andreoli é enviado a China para cobrir os Jogos Olímpicos de Pequim!

No dia 25 de agosto de 2008, Warley Santana integra o time como um "Assessor de Imagem", responsável por mudar a aparência de celebridades, políticos e afins. Também foi nesse ano que Rafael Cortez invadiu o tapete vermelho do Festival de Cannes e conseguiu, por alguns segundos, falar com Brad Pitt.

No final, o primeiro prêmio: o APCA, de melhor humorístico do ano.

CQC 2009: Dia 9 de março foi dado o start para a segunda temporada do CQC, com novas vinhetas e novo cenário.

Para marcar a estreia, um quadro novo: o Fala na Cara, onde um político é convidado a sair às ruas e ouvir o que a população acha dele; na estreia, Paulo Maluf!

Em setembro, um fato histórico: pela primeira vez, uma versão do CQC lança um concurso para escolher um novo integrante. Entre 28 mil inscritos e dois meses depois, Monica Iozzi vence o concurso e se torna a primeira brasileira a fazer parte do CQC.

Reveja como foi a vitória da Caipiroska:
   

Foi também nesse ano que Danilo "aprontou": ele foi preso em Assis, interior de São Paulo, por conta da lei contra a vadiagem. A matéria fez parte do quadro CQC Investiga, aliás não seria a primeira vez que Danilo Gentilli iria ter problemas com a polícia...

Em 10 de dezembro, uma quinta-feira, a Band exibiu uma edição especial do CQC sobre a Copa do Mundo da África do Sul, onde foram enviados os dois repórteres Felipe Andreoli e Rafael Cortez (eles seriam os representantes do CQC durante a cobertura do Mundial daquele ano).

CQC 2010: No dia 15 de março de 2010 estreia a terceira temporada do CQC. E uma mudança logo de cara: o cenário mudou de cor, depois de dois anos com o preto predominando, o cenário ganha a cor branca como destaque.

A estreia já começou polêmica: na estreia de Danilo Gentilli no comando do Proteste Já!, junto com Rafinha Bastos, uma polêmica envolvendo os dois mais a prefeitura de Barueri. Foi doada uma televisão LCD com um chip instalado dentro, ela deveria ter sido doada para uma escola, mas o GPS mostrava que a TV foi desviada para um funcionário da escola. Os dois foram atrás para buscar explicações.

O prefeito da época, Rubens Furlan, entrou com recurso e impediu que a matéria fosse veiculada no dia da estreia do programa, o que gerou muita polêmica, pois era uma clara manifestação de censura!

A reportagem foi liberada e exibida na semana seguinte, no dia 22 de março de 2010. Um dia depois da estreia da temporada, Danilo Gentili foi à prefeitura de Barueri, onde entrevistou o prefeito Rubens Furlan. 

Em junho, o programa recebe autorização da CBF e cobre a Copa do Mundo, com os repórteres Felipe Andreoli e Rafael Cortez.

Em 14 de junho foi exibido um especial comemorando a centésima edição do programa. Nesta edição, em especial, houve a volta do quadro Repórter Inexperiente com Danilo Gentili (disfarçado) entrevistando Itamar Franco. Sobre o fato, fãs do programa, em 19 de junho, realizaram o Flashmob CQC, organizado por Chris Rodrigues.

Também foi em 2010 que a galera mais apanhou em Brasília: Danilo Gentili e Mônica Iozzi apanharam de seguranças e deputados durante suas matérias na Capital Federal.

CQC 2011: A quarta temporada da bagaça estreou em 14 de março de 2011 e contou com a participação de Ronaldo Fenômeno! O ex-jogador esteve na bancada do programa junto com Marcelo Tas, Marco Luque e Rafinha Bastos. Vamos ver de novo?  

No dia 13 de junho, o programa exibiu um especial sobre mentiras, inspirado em uma edição do CQC Argentina e com uma das aberturas que nos marcam até hoje, essa vale a pena a gente rever: 


Foi nesse ano que dois fatos foram importantes e fizeram desta temporada a mais polêmica: a entrevista de Jair Bolsonaro no quadro "O Povo Quer Saber", onde ele manifestou todo seu racismo e homofobia e o afastamento de Rafinha Bastos após uma piada feita sobre Wanessa Camargo; afastamento que resultou em demissão de Rafinha no ano seguinte. 

Em 8 de agosto de 2011, foi exibido um especial comemorando 150 edições do programa. Inicialmente, o programa seria comandado na cidade do Rio de Janeiro, mas a ideia foi cancelada. Nesta edição, apareceram Eduardo Suplicy, Preta Gil, Mauricio de Sousa e Luciana Gimenez. 

Em 10 de outubro de 2011, o programa apresentou um especial sobre o Dia das Crianças. Nesta edição, Rafinha Bastos foi substituído por Oscar Filho, devido a sua suspensão do programa. Nesta edição, o programa apresentou o repórter mirim João Pedro Carvalho que, a partir desta edição, passou a fazer reportagens para o programa, em forma esporádica. 

No dia 21 de novembro, o programa estreia seu novo integrante, o humorista Mauricio Meirelles. Na estreia, os integrantes da bancada cortam os cabelos de Meirelles, para fazer uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está com um câncer de laringe e que cortou a barba e o cabelo.

   

CQC 2012: A produção da quinta temporada do programa teve início em fevereiro e foi inicialmente programada para começar a ser exibida na primeira semana de março, como citado por Marcelo Tas em seu blog , mas remarcada para 12 de março, como informou o jornalista Flávio Ricco. 

Esta temporada não conta com Danilo Gentili, que passa a se dedicar exclusivamente ao talk show Agora é Tarde; e com Rafinha Bastos, que rescindiu o contrato com a Band. Oscar Filho assumiu o posto de Rafinha. 

O repórter mirim João Pedro Carvalho seria efetivado no programa nesta temporada , mas segundo a jornalista Mônica Bergamo, João Pedro assinou contrato com a Rede Globo para fazer parte de Avenida Brasil, novela que sucedeu Fina Estampa no horário nobre da emissora. 

Na estreia da temporada, o humorista Ronald Rios estreou como novo integrante. 

Em novembro, Rafael Cortez anuncia a sua saída do programa e, posteriormente, a sua contratação pela Rede Record para apresentar o programa Got Talent Brasil. 

Reveja Ronald Rios, ou melhor, Marcia Camburão se apresentando no Especial Gay do CQC, exibido em 11 de junho de 2012:
   

CQC 2013: A sexta temporada estreou em 18 de março. Em dezembro de 2012, Dani Calabresa é contratada para fazer parte do elenco da nova temporada. O novo repórter do programa "CQC" é Guga Noblat, filho do jornalista Ricardo Noblat. No mês de dezembro, Monica Iozzi optou sair do CQC, para seguir a carreira de atriz, deixando muitos fãs tristes pela saída dela no CQC. No dia 23 de dezembro para 24 de dezembro, o elenco fez uma despedida que ela se emocionou muito, e até Marcelo Tas disse "Você não vai ser uma ex-CQC".

   

E chegamos em 2014... a bagaça evoluiu e muito nesses seis anos... mas eles e nós, fãs, queremos mais! Queremos mais matérias investigativas, mais cobranças dos nossos políticos e mais motivos para se alegrar em plena segunda-feira. Essa é uma pequena, mas sincera, homenagem de um dos veículos que mais se dedicam ao programa. Veículo que volta à ativa em 2014, pegando esse fôlego novo do CQC. E a gente agradece a todos: Marcelo Tas, Marco Luque, Rafinha Bastos, Oscar Filho, Felipe Andreoli, Danilo Gentili, Mônica Iozzi, Warley Santana, Maurício Meirelles, João Pedro e Guga Noblat, além de toda a retaguarda, que faz do CQC o melhor programa jornalístico e humorístico deste país. E que as palavras de Diego Guebel se cumpram: VIDA LONGA AO CUSTE O QUE CUSTAR!

Texto e pesquisa: RENATO CHAGAS 
Vídeos: PUBLICADOS NO YOUTUBE

Nenhum comentário: