O CQC


Custe o Que Custar (CQC) é um programa de televisão humorístico brasileiro, de frequência semanal, produzido pela Eyeworks e exibido pela Rede Bandeirantes desde 17 de março de 2008. O programa é apresentado pelo ator Dan Stulbach, que tem em sua bancada Marco Luque e Rafael Cortez. As reportagens ficam a cargo de Mauricio Meirelles - que entrou em novembro de 2011 -, Lucas Salles que entrou em 2014, Juliano Dip e Erick Krominski , que entraram no programa este ano.

O programa trata os fatos políticos, artísticos e esportivos da respectiva semana com pitadas satíricas e humorísticas, brincando com as informações, quando editado passa a ter efeitos gráficos e sonoros entre as matérias.

O formato é oriundo da Argentina sob o nome Caiga Quien Caiga, que esta no ar no país desde 1995, sendo que hoje é exibido pela rede El Trece.

HISTÓRIA

1ª temporada (2008)
Estreou em 17 de março de 2008 em parceria da Band com a Eyeworks-Cuatro Cabezas (atual Eyeworks), produtora do original Caiga Quien Caiga.

A primeira polêmica do programa foi a proibição dos integrantes do programa de fazerem reportagens no Congresso Nacional. Com isso, foi criada a campanha "CQC no Congresso" que colheu milhares de assinaturas para poder voltar a fazer matérias no local.

No começo, o programa tinha o quadro Repórter Inexperiente, onde Danilo Gentili interpretava o papel de um profissional da imprensa que se atrapalhava na hora de entrevistar personalidades. O quadro ficou pouco tempo no ar devido ao seu sucesso, impedindo assim novas brincadeiras que Danilo fazia, pois não faziam mais efeito. Danilo, no entanto, continuou na atração.

Em agosto, o programa envia Felipe Andreoli para fazer a cobertura das Olimpíadas de Pequim.10 No dia 25 de agosto, o programa estreia o ator Warley Santana como oitavo integrante.11 Warley permaneceu no programa até o final da temporada.

Rafael Cortez se envolveu em polêmica internacional no Festival Internacional de Cinema de Veneza em setembro. O repórter conseguiu invadir o tapete vermelho para tentar entrevistar as celebridades e acabou sendo detido pela polícia Italiana.

No final do ano de 2008, o programa levou o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como o melhor programa humorístico do ano.

2ª temporada (2009)
Em 9 de março o programa iniciou sua segunda temporada com novo cenário e vinheta. Ainda, o programa estreou novos quadros como o "Palavras Cruzadas", onde duas pessoas diferentes respondem as mesmas perguntas e o "Fala na Cara", onde as pessoas podem falar pessoalmente sobre o que pensa sobre determinado político.

Ao chamar o quadro Palavras Cruzadas, em 23 de março, o apresentador Marcelo Tas se confundiu e chamou a atriz pornô Pamela Butt de prostituta. Tas se corrigiu, mas Pamela entrou com processo judicial contra o programa.19 A partir desta polêmica, o programa passou a ser gravado durante um período. Em 2010, o programa foi condenado à pagar uma indenização de R$ 153 mil à Pamela.

Em abril o programa levou o Troféu Imprensa de melhor programa humorístico de 2008.

Em setembro foi feito um concurso para escolher mais um repórter para o programa, intitulado 8º (Oitavo) Integrante CQC. Entre mais de 28 mil inscritos, Monica Iozzi foi a vencedora e é a única mulher do grupo.

Em 31 de outubro, Danilo Gentili foi detido pela polícia enquanto gravava seu quadro, o CQC Investiga, sobre a política de tolerância zero implantada na cidade de Assis contra a vadiagem. Na ocasião estava disfarçado de mendigo. Danilo foi algemado e levado até a delegacia por perturbação do sossego e desacato. O delegado de Assis entendeu que era tudo um mal entendido e liberou Gentili, que saiu com o dedo quebrado.

Especial "Copa do Mundo"
Em 10 de dezembro, uma quinta-feira, o CQC transmitiu um especial sobre a Copa do Mundo de 2010, mandando Felipe Andreoli e Rafael Cortez para a África do Sul.

3ª temporada (2010)
A terceira temporada do programa foi anunciada em uma entrevista coletiva realizada em 8 de março. Na coletiva, foram apresentados os quadros Trabalho Forçado, Cidadão em Ação, Luque Responde e Piores Notícias da Semana, além do cenário do programa para a temporada, que trocava o cenário preto (padrão do programa até 2009) para um cenário branco. Esta temporada estreou em 15 de março e teve seu último episódio ao vivo exibido em 20 de dezembro. O último episódio da temporada, gravado, foi exibido em 27 de dezembro.

Polêmica com a prefeitura de Barueri
Na estreia da terceira temporada, que marcou a estreia de Danilo Gentili no quadro Proteste Já, junto com Rafinha Bastos. Nesta primeira matéria, era mostrada a doação de uma televisão LCD, equipada com um sistema GPS instalado posteriormente, que foi doada para uma escola de Barueri, na Grande São Paulo. Através do GPS, foi descoberto que a televisão havia sido desviada para a casa de um dos funcionários da escola.

A matéria causou polêmica por ter sido previamente censurada, através de ação impetrada pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), e aceita pela juíza Nilza Bueno da Silva, da Vara da Fazenda Pública de Barueri. A alegação era de que poderia haver sensacionalismo e por isto a prefeitura deveria ter conhecimento da mesma antecipadamente. O apresentador Marcelo Tas, durante o programa, afirmou que a atitude era considerada censura prévia, pois a matéria foi censurada sem ter sido assistida e, ao contrário do que foi alegado, foi dado o direito de resposta.

A reportagem foi liberada e exibida na semana seguinte, no dia 22 de março de 2010. Um dia depois da estreia da temporada, Danilo Gentili foi à prefeitura de Barueri, onde entrevistou o prefeito Rubens Furlan. Ao ser perguntado sobre a censura da matéria, o político proferiu:

"Não foi censura. Minha secretaria jurídica que viu essa estupidez de vocês. Vocês são uns babacas, sem nenhum talento, uns tontos, malandros, que se veem no direito de ridicularizar o Congresso. Quem são vocês? Fala para mim… Quem são vocês? [...] [Gentili responde: Danilo Gentili prazer, tudo bom?]. Eu não vou cumprimentar você. Babaca eu não cumprimento. [...] Vai ver quem é aquele careca debochado, aqueles palhaços tontos sem nenhum talento, que se prestam a desmoralizar os outros. Vocês são uns babacas, que se prestam a desmoralizar as pessoas. E a democracia, se você quer saber, é o que permite a gente como vocês fazer o que vocês estão fazendo. Custe o Que Custar, estes babacas. E sabe por que eu tô conversando com você? Para mostrar para você que você é absolutamente nada diante da luta que desenvolvemos para democratizar o país e para permitir para você e aqueles babacas do CQC possa falar… custe o que custar." — Rubens Furlan

O prefeito recebeu a televisão e entregou um documento de confirmação para Gentili. A entrevista também foi exibida no dia 22 de março, após a exibição do quadro. O desembargador Marrey Uint, da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, solicitou ao Ministério Público que investigasse possíveis crimes dos envolvidos no caso e divulgou a seguinte declaração, lida por Marcelo Tas durante o programa:

"Não existe democracia sem imprensa livre. A constituição em vigor consagra manifestação de pensamento, criação e expressão sem nenhuma restrição. Esta matéria acabou de demonstrar no mínimo uma falta de observância dos princípios da moralidade e da legalidade; é um flagrante à contradição entre os depoimentos dos entrevistados, como o do senhor secretário da educação, da senhora diretora da escola e dos funcionários municipais, inclusive o tal sintonizador." — Marrey Uint

A exibição do quadro fez com que o programa batesse seu recorde no ano, com média de 5 pontos e picos de 9 pontos.

Em junho, o programa é liberado pela CBF para cobrir a Copa do Mundo, credenciado como programa jornalístico, devido à uma proibição da mesma ao acesso dos programas humorísticos as entrevistas coletivas e treinos do evento, ocasionado à problemas com os humorísticos Legendários e Pânico na TV. Felipe Andreoli e Rafael Cortez foram enviados para fazer a cobertura na África do Sul.

CQC 100
Em 14 de junho foi exibido um especial comemorando a centésima edição do programa. Nesta edição, em especial, houve a volta do quadro Repórter Inexperiente com Danilo Gentili (disfarçado) entrevistando Itamar Franco. Sobre o fato, fãs do programa, em 19 de junho, realizaram o Flashmob CQC, organizado por Chris Rodrigues.

CQC no Congresso
O programa lançou uma campanha para os repórteres do CQC voltarem a fazer reportagens no Congresso Nacional. Eles foram proibidos de ingressar lá sob a alegação de que não seriam jornalistas e, por isso, não teriam o direito expresso de realizar entrevistas lá. Depois de algumas semanas e 260.021 assinaturas, o CQC teve o direito de entrar no Parlamento divulgado em 30 de junho de 2008. Na temporada 2010, Mônica Iozzi substitui Danilo Gentili, que fazia as matérias no congresso para que ele apresentasse o Proteste Já.

Censura
Sob a alegação de que os integrantes do programa são muito duros com os políticos e também por problemas com relação aos comentários ditos pelos integrantes, foi noticiado que a direção da Rede Bandeirantes estaria censurando o programa, que deixou de ser ao vivo por um período. Danilo Gentili foi orientado a não comparecer ao movimento "Fora Sarney" que ocorreu em 1 de julho de 2009.

A partir da reportagem exibido 9 de junho de 2011 o CQC entrevistou senador Renan Calheiros (PMDB-AL) perguntou sua presença no conselho de ética:

"Ter você [Renan] como membro do Conselho de Ética é o mesmo que ter Fernandinho Beira-Mar no ministério antidrogas." — Danilo Gentili

Depois da entrevista senador Renan Calheiros entrou na sala do senador José Sarney (PMDB-AP) minutos depois, a Polícia do Senado pediu que a equipe do CQC saísse já do senado e proibindo a entrada dos repórteres do CQC.

Agressão à equipe do programa
Danilo Gentili ao fazer perguntas ao Senador José Sarney foi impedido e após sofreu agressão por parte dos seguranças na reportagem 6 de junho de 2009.

"Como ele se sentia sabendo que não é tão poderoso quanto pensava." — Danilo Gentili

Após fazer pergunta foi agarrado e derrubado pelos seguranças do Senado Sarney.

Em reportagem exibida no dia 14 de junho de 2010, Monica Iozzi e uma equipe do programa foram agredidos pelo deputado federal Nelson Trad (PMDB-MS) enquanto faziam uma reportagem sobre abaixo-assinados no Congresso Nacional. Uma moça que fazia parte da produção do programa era orientada a recolher assinaturas de congressistas, que, em sua maioria, não conferiam o que estavam assinando.

O documento assinado por Trad pedia a inclusão de um litro de cachaça no programa Bolsa Família. Ao ser informado do que se tratava, o deputado se exaltou e xingou a equipe. Monica Iozzi chegou a ser empurrada e um cinegrafista teve a roupa rasgada e parte do equipamento danificado. Após o incidente, Nelson Trad abriu investigação e chegou a declarar que a equipe do programa o agrediu.

No dia 17 de junho, em seu blog oficial, o programa divulga a seguinte nota:

Todos os dias, no Congresso Nacional, um grupo de rapazes e moças coleta assinaturas de deputados e senadores para projetos de leis e emendas constitucionais. Sem ao menos ler, a maior parte deles assina os documentos. (...) Na quarta-feira da semana passada, o CQC produziu uma reportagem para mostrar a banalização na apresentação de novas leis. Durante dois dias, uma equipe do programa coletou a assinatura de 11 deputados para uma emenda constitucional fictícia que incluía a cachaça entre os itens da cesta básica. Em seguida, os parlamentares eram abordados pela repórter Mônica Iozzi, do CQC, que pedia uma explicação para a assinatura. A maior parte dos deputados admitiu que não tinha lido o que assinara. Um deles, entretanto, perdeu a cabeça e partiu para cima da equipe do semanário de notícias. (...)

O que disse Nelson Trad à imprensa: "Eu vi a entrevista que ela fez com um colega parlamentar e recusei. Cinco deputados já haviam sido abordados. A repórter me disse ‘O senhor assinou um projeto incluindo cachaça no bolsa família’. ‘isso é coisa de moleque’, respondi”. Eu já estava p* e segurei o microfone dela, e ela puxou. Rasgou minha mão e segui com a mão cheia de sangue. Avancei no cinegrafista e arrebentei o peito dele."

O único fato relatado por Nelson Trad que confere com a realidade é a afirmação de que arrebentou o peito do cinegrafista. Se ele machucou a mão foi por conta dos tapas desferidos contra a câmera na tentativa de quebrá-la. Em momento algum Mônica Iozzi ou qualquer integrante do CQC revidou os ataques do deputado. Tampouco foram indelicados ou desrespeitosos com o parlamentar. (...)

Na semana seguinte, no dia 21 de junho de 2010, o programa desmentiu o parlamentar, veiculando a reportagem na íntegra, sem cortes, revelando que a agressão partiu do deputado, e não de quaisquer integrantes do CQC.

4ª temporada (2011)
O elenco de 2011 do programa em uma sessão de fotos para a quarta temporada.

A quarta temporada teve início em 14 de março, tendo seu último programa ao vivo exibido em 19 de dezembro e com seu último programa exibido em 26 de dezembro, como uma retrospectiva de fatos que ocorreram no programa em 2011. Na abertura da temporada, Ronaldo fez uma participação especial na qual teve que levar uma balança para se pesar, devido à uma aposta feita por Marcelo Tas em 2010. Quando se pesou, o total foi de 73 kg. No outro dia, Ronaldo afirmou pelo Twitter que havia alterado a balança.

"Galera, devo confessar que manipulei a balança!!! Beijos e boa noite."

Outro fato que causou bastante repercussão foram as novas vinhetas de abertura e dos quadros do programa, que contém simbolos iluminati.

Em 13 de junho é exibido um especial sobre mentiras. No início do mês de novembro, Danilo Gentili confirmou que deixa o programa para se dedicar ao talk show Agora é Tarde, que a partir de 2012 se torna diário. No dia 21 de novembro, o programa estreia seu novo integrante, o humorista Mauricio Meirelles. Na estreia, os integrantes da bancada cortam os cabelos de Meirelles, para fazer uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está com um câncer de laringe e que recentemente cortou a barba e o cabelo.

Entrevista de Jair Bolsonaro ao CQC
Em entrevista ao programa ao quadro O Povo Quer Saber, no dia 28 de março, Jair Bolsonaro se posicionou contra os movimentos que fazem apologia à homossexualidade e à bissexualidade. Disse que seu filho, com "boa educação e um pai presente", "não corre o risco" de se tornar homossexual, e que desfiles gays são "promoção de maus costumes". Ao ser perguntado pela cantora Preta Gil sobre o que faria se seu filho caso apaixonasse por uma garota negra, Bolsonaro disse que "não discutiria promiscuidade" e que "não corre esse risco porque seus filhos foram muito bem educados", uma das declarações que mais causou polêmica na entrevista.58 No dia seguinte, afirmou que a resposta a cantora fora um "mal entendido". O fato causou muita polêmica e a cantora disse que entrará com uma representação no Ministério Público contra Bolsonaro por homofobia e preconceito racial.

CQC 150
Em 8 de agosto de 2011, foi exibido um especial comemorando 150 edições do programa. Inicialmente, o programa seria comandado na cidade do Rio de Janeiro, mas a ideia foi cancelada. Nesta edição, apareceram Eduardo Suplicy, Preta Gil, Mauricio de Sousa e Luciana Gimenez.

Afastamento e saída de Rafinha Bastos do programa
No final de setembro, a Rede Bandeirantes informou oficialmente o afastamento por tempo indeterminado do apresentador Rafinha Bastos. O motivo do afastamento deve-se a uma piada que o humorista fez no programa a respeito da cantora Wanessa que acabou desagradando a cantora e seu marido, que é um dos sócios de uma das agências que representa alguns anunciantes do programa. Do dia 3 de outubro de 2011 até o fim da temporada, aconteceu um revezamento entre os repórteres do programa para ocupar a cadeira de Rafinha na bancada. O repórter que esteve com maior frequência no palco do programa durante esse tempo foi Oscar Filho - o que provavelmente foi o motivo principal dele assumir definitivamente a cadeira na temporada seguinte.

Em janeiro de 2012, Rafinha anunciou seu desligamento da Band. Dois meses depois assina contrato com a RedeTV! para produzir e atuar na versão brasileira do humorístico americano Saturday Night Live.

Especial "Dia das Crianças"
Em 10 de outubro de 2011, o programa apresentou um especial sobre o Dia das Crianças. Nesta edição, Rafinha Bastos foi substituído por Oscar Filho, devido a sua suspensão do programa. Nesta edição, o programa apresentou o repórter mirim João Pedro Carvalho que, a partir desta edição, passou a fazer reportagens para o programa, em forma esporádica.

5ª temporada (2012)
A produção da quinta temporada do programa teve início em fevereiro e foi inicialmente programada para começar a ser exibida na primeira semana de março, como citado por Marcelo Tas em seu blog, mas remarcada para 12 de março, como informou o jornalista Flávio Ricco. Esta temporada não conta com Danilo Gentili, que passa a se dedicar exclusivamente ao talk show Agora é Tarde; e com Rafinha Bastos, que rescindiu o contrato com a Band.69 . Oscar Filho assumiu o posto de Rafinha. O repórter mirim João Pedro Carvalho seria efetivado no programa nesta temporada, mas segundo a jornalista Mônica Bergamo, João Pedro assinou contrato com a Rede Globo para fazer parte de Avenida Brasil, novela que sucedeu Fina Estampa no horário nobre da emissora. Na estreia da temporada, o humorista Ronald Rios estreou como novo integrante. Em novembro, Rafael Cortez anuncia a sua saída do programa e, posteriormente, a sua contratação pela Rede Record para apresentar o programa Got Talent Brasil.

6ª temporada (2013)
A sexta temporada tem estreia para o dia 18 de março. Em dezembro de 2012, Dani Calabresa é contratada para fazer parte do elenco da nova temporada. O novo repórter do programa "CQC" é Guga Noblat, filho do jornalista Ricardo Noblat. Guga, foi escolhido através de testes e irá dividir os trabalhos do programa com Mônica Iozzi, Maurício Meirelles, Felipe Andreoli, Ronald Rios e Oscar Filho. A Band ainda irá se pronunciar oficialmente sobre a contratação, além de definir os demais detalhes, entre eles, a data de sua estreia. Guga, entre outras coisas, se destacou até agora, especialmente pela sua paixão pelo MMA.

Saída de Monica Iozzi
No mês de dezembro, Monica Iozzi optou sair do CQC, para seguir a carreira de atriz, deixando muitos fãs tristes pela saída dela no CQC. No dia 23 de dezembro para 24 de dezembro, o elenco fez uma despedida que ela se emocionou muito, e até Marcelo Tas disse "Você não vai ser uma ex-CQC".

7ª temporada (2014)
Para compor o elenco do programa, o jornalista Fred Melo Paiva seria contratado para ser repórter do programa, devido as gravações intensas da série O Infiltrado que é transmitida pelo History Channel ele decidiu tirar férias. Alegando que o contrato não poderia ser assinado prontamente, funcionários da Band enviaram um email para Fred "dizendo que não era possível (esperar)", em resposta ele "disse que não poderia assinar". Para entrar no lugar de Fred, a apresentadora Naty Graciano foi contratada, ela disse: "É a maior realização profissional da minha vida." Em maio de 2014, o ator Lucas Salles foi contratado para fazer parte do programa, "é um passo muito importante para mim, espero que gostem" disse ele.

8ª temporada (2015)
O CQC diferente do ano passado, passou por uma reformulação no elenco, alem da saida do Marcelo Tas, mais 5 integrantes, tiveram seus contratos encerrado como Guga Noblat, Oscar Filho, Dani Calabresa, Ronald Rios, Naty Graciano e Felipe Andreoli, ainda renovou os contratos do Marco Luque, Mauricio Meirelles e do Lucas Salles, alem disso, Dan Stulbach é o novo comandante da bancada do CQC e da volta do Rafael Cortez e a volta do CQTeste, e 2 integrantes novos, o Erick Krominski e do tambem do Juliano Dip, que vai ser reporter do Proteste Já.