domingo, 6 de novembro de 2011

Breve no Proteste Já! - Terminal urbano: abandonado, de novo, pela atual administração municipal

O Terminal Urbano Gerson Gabas foi novamente abandonado pela atual administração. A obra, uma das muitas atrasadas da prefeitura de Catanduva, está “largada” e virou estacionamento para motoristas, que deixam seus veículos no chão de terra batida, porém na sombra.

Localizado no Parque das Américas, entre o Fórum e a Câmara Municipal, no centro de Catanduva, o Terminal Urbano foi usado até agosto de 2010 para que moradores utilizem o transporte coletivo urbano (ônibus circular). Desde setembro de 2010, quando a prefeitura iniciou a obra, os usuários do transporte coletivo estão sendo mal acomodados em um Terminal improvisado, também no Parque das Américas, na frente do Fórum.

A obra, orçada em R$ 2.000.235,42 (dois milhões, duzentos e trinta e cinco reais e quarenta e dois centavos), era para ser entregue em fevereiro desde ano. A empresa responsável pela obra, Base Empreiteira, de Curitiba, não conseguiu terminar no prazo acordado em contrato firmado com a prefeitura e abandonou a reforma. O Executivo cancelou o contrato com a Base e iria abrir nova licitação.

Recentemente a Secretaria de Obras e Serviços retomou com as atividades no local, porém, a passos de tartaruga, apenas um limpeza foi feita no Terminal, que continua abandonado, sendo motivo de chacotas e críticas por parte dos vereadores e, principalmente, da população.

O abandono está sendo “sondado” pela equipe do programa CQC (Custe o Que Custar), da Band, que pretende inserir o caso no quadro Proteste Já. A produção da Band entrou em contado com a Câmara Municipal, que em julho último, após receber denúncias de possíveis irregularidades na obra, constituiu uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para apurar a reforma do local. A comissão foi “batizada” de CEV do Terminal.

“O prefeito nunca pegou um ônibus circular. Não sabe o que é esperar na fila um transporte. Acredito que não entrou no Terminal improvisado, onde as pessoas estão mal acomodadas e esperando mais de 40 minutos pela chegada de um ônibus”, critica o vereador Vagner Pimpão Bersa (PPS).

Segundo o parlamentar, que é membro da CEV do Terminal, do total orçado para a realização da obra, a empresa de Curitiba já recebeu R$ 1.062.969,96. “Em breve vamos agendar audiências, onde poderemos ouvir os envolvidos. Já fomos procurados pelo diretor proprietário da Base Empreiteira, que mostrou interesse em colaborar com a comissão”, disse o vereador, que aguarda a chegada de vários documentos (entre eles o contrato firmado entre a atual administração e a empresa responsável pela obra), que serão enviados pela prefeitura aos membros da comissão.

Justiça - Pedreiros da empresa contratada pela prefeitura para realizar a obra do Terminal Urbano tiveram que entrar na Justiça para receber salários atrasados. Vários pagamentos aos profissionais que prestaram serviços na obra foram feitos com cheques sem fundos.

Fonte: O Regional - Catanduva (SP)

Nenhum comentário: