sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PAN 2011: Cuba teme perder segundo lugar do Pan de Guadalajara para o Brasil

No Pan do Rio-2007, Estados Unidos ficaram no topo e Cuba se manteve como vice


O Comitê Olímpico Cubano acredita que a delegação do país travará uma disputa acirrada com o Brasil e o Canadá para conquistar o segundo lugar no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. E para manter a segunda posição, Cuba aposta tudo no atletismo e nos esportes de luta.

José Ramón Fernández, presidente do COC, "nunca foi tão discutido o segundo lugar, atrás dos Estados Unidos".

- É minha leitura da situação hoje. Sou otimista, temos a possibilidade se jogarmos bem e vamos fazê-lo, manter com dignidade e jogo limpo nosso segundo lugar.

Fernández informou que 442 atletas vão representar Cuba em 28 dos 36 esportes que serão disputados em Guadalajara.

No Rio de Janeiro-2007, apesar do Pan ter sido realizado no Brasil, Cuba conseguiu a segunda colocação no quadro de medalhas, com 59 ouros, 35 pratas e 41 bronzes, logo à frente do Brasil.

O dirigente cubano, porém, reconheceu que manter a posição não será fácil, já que os esportes foram impulsionado nos últimos anos no Brasil, que sediará a Olimpíada-2016, no Rio de Janeiro, e no Canadá, escolhido para receber o Pan-2015, em Toronto.

- Eles têm estímulos adicionais que os fazem mais fortes.

Segundo o dirigente, as maiores esperanças de Cuba estão concentradas em esportes de luta, como boxe, judô e taekwondo, no atletismo e também no ciclismo. Os principais atletas do país presentes em Guadalajara serão o barreirista Dayron Robles e o lutador Mijaín López.

Fonte: R7, com Agência Estado

O Mundo CQC vai acompanhar os Jogos Pan-Americanos de Guadalaraja, mostrando matérias e vídeos das principais competições dos jogos. O blog também vai acompanhar os Jogos Olímpicos de Londres-2012; a Copa do Mundo FIFA 2014; o Pan de Toronto-2015 e as Olimpíadas Rio-2016.

Nenhum comentário: