sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O consumidor do futuro é cada vez mais exigente


Marcelo Tas, do CQC, lotou o auditório em sua palestra que abriu o último dia do Festival Mundial de Publicidade de Gramado.

A internet não é uma rede de computadores, mas sim uma rede de pessoas. Vivemos uma era de ouvir aqueles que estiveram calados, consumidores que estão cada vez mais conectados e exigentes. Portanto, não os trate como idiotas e não tente enganá-los. Esta foi a tônica da palestra do blogueiro e apresentador do Programa CQC, Marcelo Tas.

Tas lançou um desafio à plateia: pensar como fomos educados e lembrar seu primeiro dia de aula. Ampliando a questão e propondo que fosse comparada a criança que fomos, com um único professor como provedor de conhecimento e as de hoje, cercado por vários provedores. “A criança de agora, que está conectada e que tem acesso a dezenas de provedores, é que será o consumidor de vocês. Suas campanhas serão voltadas para elas”, observou.

O comunicador destacou, ainda, que a internet é muito mais que um vídeo, é um canal de comunicação, com capacidade de interação, algo que não faltou em sua palestra. Seu painel teve como mediadora a diretora de Criação da DCS, Grace Meurer, e como mediadores os publicitários Everson Klein e Zeca Honorato.

Onde estão as ideias na propaganda?

“A boa ideia é uma história bem contada, que toca no coração e fica guardada na memória”, resumiu o sócio da Fischer & Friends, Mário D’Andrea, que participou do painel “Onde estão as ideias na propaganda”. Ele deu algumas dicas aos futuros publicitários na plateia: Para ter êxito em seu trabalho, o publicitário deve: olhar para a sua família e em volta, pois sempre gera boas histórias; olhar para as pessoas e suas reações; observar as pessoas conversando nos bares; olhar para o que acontece nas ruas; olhar para a vida dos outros, e procurar o jeito mais inteligente de contar a sua história.

“Assim como toda ideia, na propaganda ela pode vir de qualquer lugar. Aos publicitários cabe criar algo que seja relevante para a vida das pessoas”, disse o presidente da DM9, Sergio Valente, que dividiu o painel com Mário D’Andrea. Para Valente, coragem e convergência devem ser as principais armas dos profissionais na realização de seu trabalho. O painel teve como moderador o presidente da Dez, Mauro Dorfman, e como debatedores os publicitários Eduardo Axelrud, Claudia Schroeder e Felipe Goron.

Fonte: Portal da Propaganda

Nenhum comentário: