quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Artista explica técnica de animação usada em vinheta do CQC



O CQC 3.0 lançou, na última segunda-feira, 19, o Concurso Speedy de Caricaturas, que premiará os melhores trabalhos com máquinas fotográficas da Nikon. Durante o programa, os apresentadores Rafinha Bastos, Marcelo Tas e Marco Luque mostraram a vinheta que foi preparada especialmente para o concurso.

O blog do CQC traz hoje uma entrevista com Heber Conde, CEO do Vagalume Animation Studios, responsável pela animação do vídeo. Para fazer uma animação como a do concurso do CQC não é nada simples: foi necessária a realização de pelo menos sete etapas para que os “bonequinhos” ficassem a cara dos CQCs reais!

“Cerca de dez pessoas aqui do estúdio se envolveram nesse processo, cada uma em uma determinada etapa. Tem o desenhista, que deu início à caricatura 2D, aí tem o modelador, que esculpe a profundidade, digitalizando o modelo, eu, especificamente nesse caso, fiz a roupa e os cabelos dos personagens na simulação dinâmica, aí outras pessoas fizeram a animação, pegando os trejeitos... Enfim, são várias etapas”, diz ele.

Existem três técnicas principais para fazer uma animação: a mais clássica é a manual, aquela dos antigos desenhos da Disney, por exemplo; a segunda é a 3D, que é animação feita no desenho, por meio de marionetes; e a terceira é o motion capture quando é colocada uma roupa especial numa pessoa e essa roupa capta os movimentos dela, que são transferidos para um modelo virtual.

A técnica escolhida pela equipe de Conde foi a do 3D: “Com ela a gente modela um personagem e deixa ele todo bonitinho, depois articula ele por dentro – coloca esqueleto, músculos...- até ele ficar pronto para ser animado. A gente escolheu essa técnica porque somos conhecidos pela qualidade dela, pelo nosso bom portfolio”, argumenta.

O estúdio Vagalume tem seis anos de existência e, durante esse tempo, viu o cenário da animação nacional decolar: “Eu trabalho com isso há 16 anos, acompanhei todo o desenvolvimento da animação. Hoje é um mercado enorme e o Brasil é considerado um produtor de talentos, já que exporta muitos profissionais. Acho que o maior diferencial dos brasileiros, em comparação aos profissionais estrangeiros, é que aqui não há uma faculdade específica, então eles se formam pluralistas”, acredita Conde. No portfolio do Vagalume Animation Studios estão o encerramento da TV Globo em 2007 e o comentado comercial da Citroën estilo “Transformers”.

Questionado sobre o que a equipe achou de fazer essa animação do pessoal do CQC, Conde foi enfático: “Ah, nós gostamos muito! Todos aqui são fãs do programa, sem exceção”, riu.
Para participar, clique aqui.

Fonte: Blog CQC/band.com.br

Nenhum comentário: