sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval. Responsabilidade é a palavra.



Pois é, chegamos ao Carnaval novamente. A maior festa popular do nosso país está aí, e o que mais importa nesse momento é a RESPONSABILIDADE.
Apesar de toda a alegria e felicidade que o carnaval proporciona, os problemas estão aí, e é evidente que mortes ocorrerão, e que muitas pessoas sofrerão problemas graves por conta da irresponsabilidade de outras, infelizmente.
Ganhar nota 10 no quesito RESPONSABILIDADE talvez seja o maior sonho da nossa sociedade hipócrita.
Os meios de comunicação sempre alertam sobre as consequências dos atos tomados, como transar sem camisinha, dirigir bêbado, em alta velocidade, destruir o patrimônio público, etc. Mas todos os anos esses alertas são passados e, na prática, não adiantam muito.
Ninguém acredita que pode pegar AIDS, ou mesmo engravidar em uma única transa rápida no carnaval.. até que um dia acontece. E é sempre assim em quase todas as coisas. Se você acredita que tem uma certa CONFIANÇA, cuidado!
Em determinados momentos, a confiança pode ser traiçoeira. É necessário utilizar a razão muitas vezes. Devemos entender também que grande parte da população não tem acesso a uma educação no mínimo digna, e que palestras sobre drogas e sexo, por exemplo, passam longe de diversas comunidades. E entra essas pessoas desfavorecidas da sociedade, muitos erros e besteiras são cometidos.
Portanto não custa nada orientar as pessoas, mesmo seus amigos, sobre a importância do uso da camisinha para a prevenção de doenças e da gravidez indesejada. Além disso, uma das principais causas de acidentes no carnaval é o motorista irresponsável. Além daqueles que bebem álcool e pegam no volante, existem os mais "engraçadinhos" que sempre querem abusar da velocidade e acabam gerando transtornos enormes, inclusive tirando vidas. E perdem suas vidas, principalmente as pessoas inocentes.
Como se não bastasse, esses irresponsáveis não têm a lei aplicada sobre seus atos, e não aprendem, podendo cometer novamente o mesmo erro.
Vejam que o carnaval não é só a folia, e não devemos orientar somente as crianças para brincar direito. É vergonhoso, mas tem muito adulto por aí merecendo ouvir sermão.
É a educação que não orienta direito, forma cidadãos irresponsáveis e sem educação, que cometem erros e até mesmo crimes; não recebem o "castigo" que deveriam, por conta da mais irreponsabilidade (do governo) e vão às ruas novamente, fazer tudo outra vez.
Isso é um ciclo, e que acaba manchando a maravilhosa festa que deveria ser o carnaval.
Oriente, não tenha vergonha. Não confie no seu amigo que bebeu, e assuma o controle. Não faça sexo sem camisinha. Não seja mais um cidadão ignorante. Seja consciente. Mostre que ainda temos solução. E um excelente CARNAVAL! Com RESPONSABILIDADE!

Eduardo Cunto.

Nenhum comentário: