sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Homenagem ao professor, que não só ensina, mas também inspira.

Antes de mais nada, que este ano seja maravilhoso à todos vocês que acompanham o blog e à nossa equipe. Estou de volta com meus posts de sexta feira.
E como todos sabem, adoro dizer que a educação é a base de tudo, sendo assim, meu primeiro texto do ano fala sobre os professores, grandes responsáveis por transmitir o conhecimento aos seus alunos.
Vale dizer que eles merecem salários melhores, condições mais favoráveis, etc. Mas também vale dizer que a corrupção nesse meio também ocorre. O famoso "Pagou Passou", o professor que dá nota, não lê trabalhos, enfim. Mas vamos deixar isso de lado porque na realidade o texto está mais para uma homenagem do que para críticas. E que a educação possa melhorar e muito esse ano.


A vida nos ensina da maneira mais cruel, como devemos vivê-la, e mesmo assim, temos amor à nossa vida. Já eles, os professores, nos apresentam todas as fórmulas possíveis para chegarmos a uma resolução do problema. Por que então, odiamos tanto esses caras?

Aqueles que nos transmitiram o conhecimento, pra sempre serão um tormento. Causadores de pesadelos, de noites sem dormir por uma simples nota azul. Mas por quê?

Porque tudo o que é certo incomoda. E nós, só descobrimos depois de muito tempo a importância daquelas pessoas chatas que desde o começo escreviam bilhetes na agenda, não nos deixavam colar, faziam de tudo pra passar mais exercícios. Era tudo para o nosso bem.

E ser professor não é simplesmente ensinar. Tem que ter amor pela profissão. Caso contrário, a coisa não acontece.

O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento. (Erasmo)

Grande ironia essa a dos professores, cuja função é ensinar. Muitas vezes, são eles quem acabam aprendendo com a gente.

Mas entre todo o conhecimento trocado por esse relacionamento de alunos e professores, o mais importante é a semente que um professor planta em um aluno. E essa semente se chama inspiração.

O professor que inspira, cumpriu com a sua missão. Além de ensinar, ele foi um espelho para alguém, mostrou o caminho exato para seguir, a maneira mais correta de resolver um problema. Ele contribuiu, e muito, para a formação de cidadania daquele aluno. E por conseqüência aprendeu muito com seu filhote.

O aluno aprende a importância de ser alguém na vida, e ensina ao professor que a juventude nunca morre dentro de nós.

É isso, o primeiro texto do ano fala de alguém especial na vida de muitos de nós. E que eternamente, o relacionamento entre quem ensina e quem aprende possa ser baseado na inspiração e na vontade de vencer e de conhecer cada vez mais.

Eduardo Cunto

Nenhum comentário: