sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bebida e volante. A IRRESPONSABILIDADE é de quem?

No início da tarde desta sexta feira, liguei a TV pra assistir o SPTV - programa de jornal local de São Paulo - esperando a matéria sobre o carnaval da cidade, entre outras notícias.

Depois que o jornal acabou eu comecei a pensar nas noticias e percebi que tenho um sonho: Assistir, durante uma semana, um jornal em que não haja notícias de tragédias. Mas não porque o jornal não queira, e sim porque não ocorreu nenhuma fatalidade.

O por quê disso? É simples. Não vou nem falar do Datena ou do Wagner Montes, mas em qualquer jornal que nós acompanhamos, sempre vemos tragédias, violência e IRRESPONSABILIDADE.
Cheguei onde queria. No vídeo abaixo vocês podem acompanhar a notícia dada no SPTV (essa é a versão do UOL) e que me deixou triste.

Uma criança se machucou na escola e seus pais a levaram em um pronto-socorro onde não havia um pediatra disponível. Sendo assim, foram à outro hospital. Na volta para casa, um motorista embriagado causou um acidente que matou a mãe e o pai da menina. Ela saiu viva por pouco. Vejam a matéria.


Essa situação me fez lembrar o filme "O Curioso Caso de Benjamim Button" onde a garota é atropelada por conta de uma série de fatores que interferem para que ela esteja na rua no exato momento em que o carro passa. Pode parecer viagem da minha cabeça, mas analisando algumas coisas a gente percebe que cada decisão e cada atitude que tomamos mudam a nossa vida para sempre. Mas isso não vem ao caso, foi só um comentário.

O que eu quero falar mesmo é da irresponsabilidade do condutor do veículo que causou o acidente, que foi levado à delegacia e PAGOU uma FIANÇA de MIL REAIS! Mil reais foi o preço da DESTRUIÇÃO de uma FAMÍLIA.

Primeiro que não há valor que pague a dor dessa menina e o estrago que foi feito na vida dela, até o fim de seus dias. Segundo que o nosso país precisa rever milhares de conceitos, de leis, de medidas, etc.

Se as pessoas mortas tivessem alguma relação com qualquer membro da elite, ou detentor de poder no Estado, com certeza o cara que causou o acidente estaria preso, e com certeza seria condenado.

Chega uma hora em que é complicado ver tudo o que acontece, reclamar, tentar fazer algo para mudar, mas perceber que esse chamado "sistema" é bem maior do que imaginamos.
O governo não está nem aí pra essa família. O importante é que o cara pague a fiança e depois apareça num programa de televisão dizendo que se arrependeu, contando sua história de vida sofrida. Ou talvez o importante mesmo seja somente a fiança.

Fiança em um crime onde uma família foi destruída sem motivo algum não deveria existir. Aliás, o motivo dessa destruição foi a bebida.. e aí já são são outros quinhentos.

Aí eu fico me perguntando: Quem merecia sofrer nessa história? A menina inocente perdendo a mãe e o pai ou o motorista embriagado, matando duas pessoas?

E eu ainda sonho com um mundo justo e com pessoas conscientes.

Eduardo Cunto

Nenhum comentário: