sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Olá, classe! - Os professores e suas metodologias.


Olá, leitores! Aproveitando para relembrar os tempos de professor Tibúrcio de Marcelo Tas, o tema de hoje está relacionado a Educação, mais especificamente, sobre os professores e seus métodos de trabalho com os alunos, de forma geral.

É evidente que questionamos todos os dias sobre os problemas sociais, e quando eles vão acabar de vez. É também há de se concordar que na maioria das vezes - pra não dizer todas - acabamos chegando à conclusão principal de que a educação é a base de tudo.
O nosso país sofre com a questão educacional por conta dos políticos não darem o real apoio necessário, com investimentos fortes na área. Um dos principais sofredores dessa falta de investimento é o professor!
Somente a rede particular, e mesmo assim, não é a maioria, que tem acesso à uma faixa salarial maior e mais merecedora.
Os professores de escolas públicas, recebem mal, e com isso, muitos acabam se desestimulando à exercer a profissão da melhor maneira possível.
É por isso que os alunos copiam textos, não fazem provas, não praticam o exercício da leitura, enfim... e ainda passam de ano sem o menor esforço. É por conta, na maioria das vezes, do desinteresse não só do aluno, mas principalmente, dos professores.
É claro que existem exceções, porém, é a maioria que acaba cometendo esse descaso com o ensino público. Evidentemente, isso pode ser comparado à primeira peça de uma fileira derrubada, que vai derrubando as outras até que o último elemento venha a cair. O professor desinteressado transmite esse "sintoma" aos alunos, que consequentemente transmitem aos pais, e à sociedade de uma forma geral, que acaba desistindo, por muitas vezes, de lutar em prol de melhorias.
O Brasil é um país engraçado mesmo.. da pré-escola, até o ensino médio, é interessante estudar em uma escola particular porque lá, o aluno consegue ter AULA e PAZ. Já na faculdade, a importância se dá áqueles que integram o ensino público. Pois a faculdade paga é simples de entrar.. simplesmente deixe seu R.G. cair na porta.. e é aí que mais uma vez o sistema educacional falha, e forma profissionais incompetentes. E é assim que o país caminha, acreditando na falsa ilusão do desenvolvimento. Porque o Brasil é um país de todos, mas esse tal desenvolvimento é pra poucos...

Não sei vocês, mas aceitaria trocar.. Ensino Fundamental e Médio bom na escola pública, e faculdade boa, aquela que é paga. Porque assim, na faculdade, os alunos já teriam uma base de qualidade para se formar, não só como profissionais, mas como pessoas importante, VERDADEIROS CIDADÃOS.

-- Obrigado pela leitura pessoal, comentem. A dica do tema foi dada por um amigo meu, Daniel Guedes. Espero que vocês tenham gostado e possam expor suas opiniões. Valeu.

Eduardo Cunto.

Nenhum comentário: