segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Humoristas protestam contra lei que proíbe sátiras de candidatos


Cerca de 500 pessoas se reuniram na tarde deste domingo na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para protestar contra uma lei eleitoral que proíbe sátiras de candidatos durante o período de campanha. O ato intitulado “Humor sem Censura”, organizado pelo grupo Comédia em Pé, contou com a participação de humoristas famosos, como Fábio Porchat, Danilo Gentili, do "CQC"; Hélio de La Peña, Marcelo Madureira e Cláudio Manoel, do “Casseta & Planeta”; Sabrina Sato, do “Pânico”, entre outros.

Manifestantes fantasiados e outras pessoas que curtiam o dia de sol na praia se uniram aos humoristas e caminharam em direção ao Posto 6 . Na passeata foram coletadas assinaturas para um abaixo assinado pedindo a revisão da determinação.

A lei eleitoral 9.504, de 1997, determina que é proibido a emissoras de TV ou de rádio “usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito”.

Segundo a norma, a emissora que ridicularizar candidatos pode ser multada pela Justiça em até R$ 106.410, valor que dobra em caso de reincidência.

Fonte: eBand
Ilustra: Nani

Nenhum comentário: