domingo, 2 de maio de 2010

O brasileiro sabe rir de si mesmo? E leva as piadas numa boa?


O Brasil passa a imagem de um país divertido, com pessoas felizes, que acham graça até dos próprios problemas e características do povo. O jeitinho brasileiro é motivo de piada entre amigos e a impunidade às vezes parece gerar mais audiência em programas humorísticos do que revolta. Mas esta imagem de país bem humorado é questionada por alguns humoristas - aqueles que, com a projeção nacional de que desfrutam, ganham a condição de "vidraça" e são criticados por comentários mal interpretados por parte do público.

Danilo Gentili, humorista do CQC, acredita que o brasileiro não sabe rir de si mesmo. "Nossas piadas sempre falam de português, argentino, americano, mas quando o brasileiro está na piada, ele é o esperto que passou a perna em todos os outros", diz Gentili. Alvo de críticas depois de ter twittado uma comparação entre um macaco e um negro, o humorista afirma que o problema está na deturpação da piada, que acontece quando as pessoas a levam muito a sério. "Se pegam uma piada e, em vez de tratá-la como algo bobo dito por um idiota qualquer, tratam-na como uma declaraçao séria que vai definir o futuro da humanidade, então é sinal de que, ou não existe senso de humor, ou estão precisando alimentar manchetes a qualquer custo".

Num recente post publicado em seu blog - 'Aí é que está a graça', ele critica os políticos e celebridades brasileiras por não saberem lidar com as brincadeiras e não a usarem a seu favor. Como contraponto, cita alguns exemplos de personalidades norte-americanas que, na sua opinião, agem da forma contrária, com bom humor. Entre os casos contados, ele lembra do programa Saturday Night Live que, durante a campanha presidencial dos Estados Unidos, detonou a republicana e então vice de John McCain, Sarah Palin. Enquanto a atriz e comediante Tina Fey estava caracterizada como Palin, a própria estava no estúdio assistindo ao show, chegou a participar de um quadro e tolerou piadas pesadas feitas pelo ator Alec Baldwin.

No post, Gentili ressalta que o humorista deve ser o anti-heroi, a pessoa que aponta verdades, e não a que pretende agradar o público. Porém, segundo ele, no Brasil a verdade não é admirável e é, muitas vezes, maquiada. "Nossa cultura nos ensina a lucrar com a mentira. Rir com a verdade é algo que não entra na cabeça de ninguém por aqui. A verdade não diverte ninguém. Assusta", diz.

Piadas de gringo


Segundo Gentili, a falta de bom humor do brasileiro se acentua quando a piada ou comentário vem de fora, o que pode se tornar cada vez mais comum já que o Brasil está em crescente evidência internacional. É o caso da declaração do ator e comediante Robbin Williams, em novembro de 2009, de que o Brasil só ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos porque ofereceu em troca strippers e cocaína. O comentário foi feito durante entrevista para David Letterman, no Late Show, e gerou repercussão negativa no Brasil daqueles que não entenderam tratar-se de uma piada.

Gentili, que também destinou espaço no seu blog sobre o assunto, com o post 'Uma piada para Robbin Williams', lembra que, na mesma sequência de piadas, Williams zombou também de Chicago - a outra cidade finalista para sediar os Jogos - do presidente Obama, da apresentadora Oprah e até de si próprio e do apresentador com quem falava. "Todos na plateia riram tanto da piada que fez de Chicago quanto da do Rio. Antes de rirem dos brasileiros, riram de si. O mesmo aconteceu com Os Simpsons, o seriado que ficou famoso no mundo todo por sacanear a mediocridade dos norte-americanos. Quando sacanearam o Brasil virou caso de tribunal", afirma Gentili. Ele se refere ao episódio 15 da 13ª temporada (2002) do sitcom de animação, em que a família Simpsons vem ao Brasil. No desenho, o país está repleto de ratos e macacos nas ruas, pivetes, muheres provocantes e a violência urbana é um problema crônico - tanto é que Homer Simpson acaba sequestrado. A Embratur ameaçou processar os produtores do programa e tentou impedir sua exibição no Brasil.

Fonte: Yahoo! Notícias

Nenhum comentário: