segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Marcelo Tas estreia telejornal de mentirinha no Cartoon


Acostumado a lidar com meia dúzia de marmanjos no "CQC", Marcelo Tas assume outra bancada a partir desta semana. Vá lá, uma bancadinha. Depois de 15 anos afastado do universo infantil, o jornalista volta a falar para os pequenos - como nos tempos do Professor Tibúrcio em "Rá-Tim-Bum" e do Telekid, do "Castelo Rá-Tim-Bum" - e comanda o "Plantão do Tas" no Cartoon Network. A atração - formada por pílulas diárias com dois minutos de duração - será exibida todos os dias, às 19h, a partir do dia 4. No entanto, antes mesmo da estreia oficial, o programa já ganhou um especial. Em uma espécie de paródia das clássicas retrospectivas de fim de ano, às 19h do 31 de dezembro Tas conta as melhores notícias inventadas. Isso mesmo: ali, o editor tem um pé no faz de conta.

- Na verdade, é um plantão de notícias absurdas, na verdade. São notícias falsas, absolutamente inverídicas, mas que jogam muito com universo do absurdo, de coisas meio que "isso é falso, mas talvez um dia possa acontecer". Por exemplo, tem uma matéria sobre aquecimento global que mostra pinguins no Pólo Sul morando dentro da geladeira... Esse é um projeto em que estava trabalhando há pelo menos cinco anos. Naquela época, o Cartoon só permitia desenhos em sua programação. Mas as coisas começaram a mudar - explica Tas.

No noticiário, o jornalista vai contar com a ajuda de dois repórteres mirins: Iolanda Violeta e Hugo Mascarenhas, interpretados por Gabriella Mustafá, de 11 anos, e Marcos Felipe Oliveira, de 13. A dupla mirim, garante o jornalista, dá menos trabalho que Rafinha Bastos, Danilo Gentili e os demais rapazes do "CQC".

- As crianças são muito mais educadas! São mais inteligentes e disciplinadas que todos aqueles animais. Isso é verdade, não estou brincando - diz Tas, entre risos. - Fui para a gravação, digamos, um pouco verde como ator. Filmamos tudo em uma semana, em Buenos Aires, e no primeiro dia achei que os meninos iam demorar um pouquinho para pegar o ritmo, e que aquele seria o meu tempo de me preparar. Mas eles estavam prontos, com textos decorados, e eu é que tive que correr atrás.

A exemplo do "CQC", o "Plantão do Tas" leva a assinatura da Cuatro Cabezas, a mesma produtora argentina do programa da Band. Alex Baldin, roteirista-chefe do humorístico, também coordena os roteiros da nova atração do Cartoon Network. Mas Tas conta que também deu seus palpites.

- Tive participação criativa nos textos. Assim como acontece com o "CQC", que era pra ser de adulto e tem muita criança assistindo, as notícias do "Plantão" são engraçadas, do tipo que mexem com o imaginário infantil, mas que também agradam aos mais velhos. E a linguagem do humor amplia muito a audiência dos programas - avalia o apresentador.

Os adultos que hoje acompanham Tas no "CQC" certamente lembram que o humor para o público infantil sempre esteve presente no trabalho do apresentador. Quem nasceu nos anos 80 provavelmente lembra do Professor Tibúrcio, do "Rá-Tim-Bum", exibido em 1989 pela TV Cultura. No quadro, o personagem esclarecia as dúvidas das crianças - não antes de dizer o tradicional "olá, classe!". Em 1994, no "Castelo Rá-Tim-Bum", a função do professor foi assumida por Telekid, que estrelava o quadro "Por quê?".

- No "Rá-Tim-Bum", eu gravava sozinho, no estúdio. Essa é a primeira vez que contraceno com crianças, que são justamente o público para quem mais gosto de trabalhar na TV - conta o apresentador, que diz acreditar no poder da inteligência para conquistar o público infantil. - Este é um telespectador muito exigente. Quando você consegue provocar a curiosidade, a inteligência das crianças, você consegue pegar esse público.

Com um novo ano do "CQC" garantido na Band, Tas já pensa, claro, em novos episódios para o plantão do Cartoon Network e em novos projetos com o canal.

- Se pudesse, faria TV para crianças o tempo todo. Esse é um projeto que exige uma dedicação muito grande, mas antes da estreia já inventamos moda e criamos o especial... - deixa no ar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: