domingo, 16 de outubro de 2011

PAN 2011: Seleção de vôlei estreia com vitória, mas Jaque dá susto

Ponteira saiu de maca após chocar cabeça contra a líbero Fabi


A seleção brasileira feminina de vôlei começou bem a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Em busca de um ouro que não vem desde Winnipeg-1999, as meninas derrotaram a República Dominicana na noite deste sábado (15) por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 21-25, 25-16 e 25-20.

Nem tudo, porém, foi notícia boa para o técnico José Roberto Guimarães. Atuando pela seleção pela primeira vez na temporada, a ponteira Jaqueline precisou ser retirada de maca no começo do segundo set após bater sua cabeça contra a de Fabi. Com fortes dores , foi levada ao hospital para fazer uma tomografia. Foi constatada uma lesão cervical que deve deixá-la fora da competição.

Mesmo um pouco atordoada pela pancada, a líbero Fabi voltou ao jogo, ao passo que Jaqueline foi para o vestiário receber atendimento médico e acabou substituída por Fernanda Garay. Até então, ela era a grande novidade na equipe titular, uma vez que pediu dispensa dos primeiros torneios da seleção em 2011 devido a uma gravidez e um posterior aborto.

Quem também esteve como titular foi Mari, totalmente recuperada de um estiramento de abdômen sofrido durante o Grand Prix. O time titular ficou completo com Dani Lins, Fabiana, Thaísa, Sheilla e a líbero Fabi.

Mas, mesmo com força máxima, o Brasil não teve vida fácil. Isso porque do outro lado da quadra estava Marcos Kwiek, assistente da seleção até 2006 e que agora comanda a equipe dominicana. Conhecedor das principais armas da equipe verde-amarela, ele conseguiu armar uma defesa capaz de tocar as principais jogadas de ataque brasileiras.

Sob o comando da oposta Bethania de la Cruz, o time buscou a reação após saírem perdendo por 7 a 3 no primeiro set e só se deu mal no final da etapa porque o Brasil abusou das bolas pelo meio. Na segunda etapa, as caribenhas chegaram a ter 4 a 0, quando o jogo foi interrompido para o atendimento a Jaqueline.

Na volta, as brasileiras pareciam atordoadas com a falta da jogadora e acabaram superadas por 25 a 21, no set em que as atuais campeãs olímpicas demonstraram maior ansiedade e falta de variação de jogadas, resultando em erros não forçados.

A terceira etapa foi disputada até a metade do set, quando o Brasil assumiu a ponta e chegou a abrir 21 a 13. Novamente, demonstrando afobação em finalizar os pontos, o time de Zé Roberto permitiu um início de reação que levantou a torcida. Alarme falso, já que o Brasil acordou e fechou em 25 a 16.

O último set, a exemplo dos demais, começou de forma equilibrada e chegou a ter as dominicanas à frente do placar com 6 a 5. Após uma parada técnica, a seleção brasileira conseguiu retomar o ritmo e abriu três pontos de vantagem, com 16 a 12, para não perder mais a ponta e fechar a partida em 25 a 20, com 3 sets a 1.

Fonte: R7

Nenhum comentário: