sexta-feira, 1 de abril de 2011

É uma questão de consciência e ignorância


Pois é, o assunto não poderia ser outro, novamente, se não a repercussão da entrevista com o Bolsonaro. Discutindo com alguns amigos meus sobre o que ele disse, cheguei a pensar e ver a situação de uma outra forma. A princípio, fui totalmente contra tudo o que ele declarou de forma preconceituosa, porém, no meio da discussão um amigo meu perguntou: E onde está a liberdade de expressão?

Essa pergunta foi a responsável por me deixar um pouco mais pensativo sobre o assunto.
É fato que a liberdade de expressão no nosso país existe. Por mais que não seja 100%, não sofremos com problemas iguais aos de outros países onde o cidadão não pode se manifestar de forma alguma.

Com relação ao que o Bolsonaro disse, surge um conflito: Se ele disse o que pensa, a liberdade de expressão permitiu isso. Mas e o preconceito nas palavras e opiniões dele, como fica?

A partir do momento que ele expressa sua opinião, dizendo que é contra os homossexuais, o problema é dele, pois está dando sua opinião, mesmo que nós acreditamos que isso seja errado. Já quando ele ofende os gays e os negros, chingando-os e menosprezando-os, aí é que a situação começa a complicar, porque isso sim, é preconceito.

Quando questiona o ambiente em que vive a Preta Gil, por exemplo, ele está errado, pois discriminou a moça e a forma como ela vive, pelo simples fato de ela ser diferente na cor da pele.
Atitude ignorante, pois ninguém escolhe a cor da pele que quer ter, e ele poderia ter nascido negro, pois é igual à ela, veio "do mesmo buraco" com os mesmos objetivos - nascer, crescer, reproduzir, e morrer. E mesmo que pudéssemos escolher a cor da nossa pele, isso não nos tornaria diferentes. Mias uma vez a ignorância marca presença.

Se você é contra alguma coisa, por mais que sua opinião seja errada, ela não deixa de ser sua, mas mesmo com a liberdade de expressão, é necessário tomar cuidado ao expor seus pensamentos para que não se apresente como um preconceituoso.

Existe um limite entre o preconceito e a razão. Se você é contra alguém ser gay, opinião sua, mas não menospreze ou prejudique essa pessoa por conta dos seus pensamentos. Agora se você acha que os negros são inferiores, desculpe-me, mas aí já estamos numa questão do uso da razão. Ninguém é superior porque tem a cor da pele mais clara, e isso é indiscutível. Há quem diga que o homossexualismo também é indiscutível, pois cada um tem o direito de viver sua vida como achar melhor, desde que não prejudique os outros. Portanto, assim seja, vamos viver cada um a SUA vida, e não a dos outros.

Já passou da hora desses preconceitos e PRÉ-CONCEITOS deixarem de existir.


Eduardo Cunto

Nenhum comentário: