sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Rafael Cortez e Oscar Filho comentam o caso da aluna expulsa de faculdade por usar roupa curta

O caso mais polêmico e comentado desta semana aconteceu ontem numa universidade de São Bernardo do Campo, onde uma moça teve que ser escoltada pela polícia por que foi hostilizada pelos colegas de faculdade. O motivo? Ela usava roupa curta.

Todos os jornais, as emissoras de rádio e TV comentaram sobre esse assunto, entre eles o Pudim-de-seringuela Rafael Cortez e o Pequeno Pônei Oscar Filho em seus blogs. Leiam os comentários de Rafa e Oscar:

RAFAEL CORTEZ

Breve tratado sobre a covardia e a mulher

Vi agora o polêmico vídeo da aluna da UNIBAN – o que mostra uma centena de estudantes acuando e hostilizando uma jovem que foi assistir a uma aula em um campus da Universidade... vestindo uma roupa vermelha e curta.

A histeria coletiva, a que tomou conta de tudo, como se bem vê nas imagens, falou mais alto. Começou motivada por um ou outro covarde preconceituoso e, como era de se esperar em atos covardes, encontrou na comodidade do anonimato de quem só tem força no meio da multidão, uma forma de se propagar estupidamente.

As massas são cegas, já sabemos. É no meio da galera que se esconde o cara que joga uma pedra no outro dentro de um estádio de futebol lotado. Camuflados entre os comparsas, agem os mais fracos - os que intimidam só pq se apegam ao bando para serem homens de verdade. É na comodidade das milhares de pessoas virtuais anônimas, e acobertadas por outras do mesmo tipo, que molestam os pedófilos, atacam os inquisitores e “cagam-regra” os mais fracos; os bundões de verdade. Que as massas são cegas, nós já sabemos. A discussão agora é: até que ponto elas podem ser tão cruéis?

O que mais me chamou a atenção no episódio da “aluna-puta” (como o caso já se tornou maldosamente conhecido - e só essa definição já dá pano pra manga!), foi o fato de tudo ter se passado no campus de uma Universidade que me recebeu tão bem, e com tanta alegria e carinho, ainda esse ano numa palestra. Fiquei impressionado ao perceber como uma mesma turma boa e receptiva pode ser agressiva e cruel. Como lógicas preconceituosas e machistas imperam nesse mundo, nesse país!

Um ponto importante. Já chegaram a me questionar no Twitter hj, inclusive. Puxa, que coisa, não? Mas ela estava vestindo uma roupa vermelha curtinha; parecia uma puta. Bem, ela mereceu, não?

O que é isso agora? As pessoas vão ser julgadas até qdo pelo que vestem? E, no mais, se essa garota – que nem conheço e jamais poderia julgar – for isso ou aquilo da vida, quem está em condições de ser juiz e dar um veredicto de intimidação e violência como aquele, compartilhado com todos no Youtube?

O mais maluco para mim é: se isso tivesse ocorrido em qualquer outro lugar, já seria um tanto lamentável. Aliás, essa é uma daquelas coisas que achamos que só rola no Oriente Médio. Tem pinta de ser algo que estamos – infelizmente – nos acostumando a ler, em pleno século XXI, como parte do show de horrores a que estão sujeitas algumas mulheres: elas são violentadas, apedrejadas, mutiladas, espancadas e mortas por atos tidos como libidinosos e profanos... mas que não passam de deturpações patológicas de mentes machistas idiotas.

O horror total é constatar que a bizarrice que está no Youtube aconteceu no campus de uma Universidade privada – justamente em um local onde, esperamos, as pessoas desenvolvam ainda mais o senso crítico, o sentido de justiça e o aprimoramento do caráter e dos melhores valores humanos.

Violência contra a mulher. Machismo, julgamentos levianos. O homem que pratica qualquer uma dessas coisas é um babaca; um imbecil. Não merece um pingo de compreensão, um olhar de um cara de bem sequer. Como castigo, não merece nunca nenhuma mulher – e ficar sem mulher é o pior dos castigos! Caras bizarros que não sabem respeitar e amar uma mulher precisam de terapia intensiva e isolamento da sociedade. E ganham meu desprezo.

Mas sentimentos e comportamentos nocivos ligados às mulheres, às vezes, não partem única e exclusivamente dos homens. No vídeo da moça da Uniban, notamos uma série de garotas puxando o coro de ofensas. Há depoimentos (que não posso dizer se são ou não verdadeiros, pois não apurei o caso) de jovens que juram que foram algumas mulheres que começaram a polemizar.

O que quero dizer é que a violência e a maldade - de todo tipo - com a mulher deve, e urgentemente!, ser revista por todo mundo. Inclusive pelas mulheres.

Lembro de ter visto uma coisa muito séria acontecer com uma amiga minha, anos atrás. Ela conseguiu um lugar que muita gente queria – eles e elas. Num local público, cheio de exposição, com todo mundo acompanhando. A Jú (nome fictício) fez a parte que lhe cabia; se empenhou e era competente. Como era de se esperar, foi bem criticada. Mas essa crítica se deu dessa maneira: dos homens à sua volta, ela recebeu questionamentos acerca da beleza e do talento. Das mulheres, recebeu os feedbacks mais duros e os piores xingamentos. Para elas, ela era uma puta, pois certamente teria dado para algum chefe. Só assim para estar ali. A pressão foi tanta que ela desistiu - mas desistiu mais por conta da pressão das mulheres do que por conta da pressão masculina.

Sei a que são submetidas as mulheres na nossa sociedade. Sei da luta, competência, coragem e garra das nossas mães, namoradas, amigas e esposas. Acho a mulher a coisa mais linda do Universo. E é por isso que a amo tanto e sempre fui tão mulherengo. Não namoro muito até hj pq preferi conhecer mais e mais tipos de garotas; ter mais e mais contatos e aprendizados com elas. Sempre achei, e continuo achando, que se o Brasil tivesse uma mulher na Presidência, esse país iria ser uma potência e tanto! As mulheres, indiscutivelmente, trabalham melhor e pensam melhor. As mulheres, indiscutivelmente, são mais maduras e melhores do que os homens. Afinal, os homens não são regidos pela mente e por tudo que a cabeça assimila ao longo da vida. Os homens são regidos pelo pau.

No entanto, em algumas coisas as mulheres são muito machistas. Ao competirem umas com as outras, podem ser mais sexistas do que nós. Entram em jogo guerras de vaidades, julgamentos e penas dolorosas. Na relação afetiva, muitas vezes, as mulheres conseguem ser bem machistas tbm. Tantas vezes lamentei (tímido para essas coisas, como sempre fui), que tudo no campo sentimental tivesse de partir de novo de mim, de mim e de mim! E quantas vezes ouvi de garotas, antes e depois de um primeiro beijo ou uma primeira transa, que a coisa só não tinha rolado antes pq eu não tinha tomado a iniciativa... e pq eu, como homem, sempre tenho de dar o primeiro passo? Pq, como homem, sou eu sempre que tenho que conquistar, convidar, ir atrás... e não ser tomado de assalto por uma mulher cheia de iniciativa? Do mesmo modo, pq o feminismo é tão acertivo em discutir a igualdade nos mercados de trabalho (algo que tem meu total apoio e nem questiono)... mas é tão retraído na hora de dividir uma conta no restaurante? Quando a fatura chega na mesa, o senso comum ainda pede que seja o homem o responsável pelo acerto do valor cobrado. O senso comum que, inclusive, é muito defendido pelas... mulheres!

Antes que esse texto seja debatido com unhas e dentes por aqui - e antes mesmo que muitas mulheres se defendam, se ofendam, ou possam me acusar - quero reiterar uma coisa já escrita anteriormente: não estou contra vcs, mulheres. Reafirmo meu amor e minha solidariedade; minha devoção, idolatria, confiança e fidelidade. Sei tbm que nem tudo que disse aqui se aplica a todo mundo - quem me conhece sabe que não gosto de rotular e nunca acreditei no tal do senso-comum.

Aqui vai uma dica: absorvam desse texto apenas o que lhes serve. E perguntem-se: quantas vezes vcs não pensaram em si mesmas como vítimas do sistema, ao mesmo tempo em que foram implacáveis - como as garotas cruéis da Uniban - ao associar uma outra mulher à figura de puta... só por esta ter usado um vestido curto e vermelho em um lugar público???

Um abraço!
Rafa

OSCAR FILHO

Do the evolution!

Todos estão comentando o caso da "Aluna da Uniban"

Alguns estão defendendo a menina, outros estão contra. Alguns dos que estão contra dizem que a menina com um vestido daquele tamanho tava pedindo pra ser estuprada.

Não quero emitir uma opinião sobre as vestimentas da menina. Cada um sabe de si. Eu uso terno preto e meia branca.

A questão também não é o alvoroço causado por causa disso. Não deveria acontecer, mas acontece. Em estádio de futebol vivem se matando porque... sim, são uns imbecis.

A questão pra mim é ONDE isso tudo aconteceu.

Pra explicar, eu vou citar um livro escrito pelo Drauzio Varella chamado "Macacos" onde percorre o caminho de orangotangos, gorilas, chimpanzés e bonobos. Na ordem, são as quatro raças de macacos mais próximas do Homo sapiens, sendo que os bonobos são os mais próximos dos seres humanos em se tratando de genes.

Em em nenhuma dessas espécies ele encontrou traços de crueldade. Matar por matar. Matam para se alimentarem ou se defenderem, exceto os bonobos.

Numa passagem do livro ele conta que existem duas "tribos" de bonobos. As duas estão dormindo. Uma delas acorda no meio da noite, se comunicam, vão até a outra, raptam um indivíduo de lá e o espancam até morrer. Voltam para o local de origem e vão dormir.

Essa atitude é muito parecida com a do ser humano. Matam por matar. Por motivo fútil (Como se houvesse algum motivo justo pra matar. Pra mim é matar do mesmo jeito. O Estado quando mata é tão assassino quanto o próprio. Puta exemplo!)

A diferença entre os Homo Sapiens e os bonobos é que nós temos alguns milhares de anos que usamos o cérebro.

Apesar de nos matarmos em temos de ditatura, guerrilhas ou guerra, parece que não estamos aprendendo absolutamente nada com o passar do tempo

Ok, estou falando de morte e não aconteceu nenhuma morte. Mesmo porque a polícia teve que intervir. Não o reitor, não os inspetores de alunos, não os professores e sim a polícia. Quer dizer que o bicho pegou.

E ONDE aconteceu tudo isso? DENTRO de uma UNIVERSIDADE que, teoricamente, é o lugar onde as pessoas aprendem o que são conceitos como vida, patriotismo, preconceito, civilização... Ali a massa de alunos deixaram pra trás os anos de aprendizados (porque deveriam ter aprendido algo durante a vida também) pra simplesmente tornarem-se macacos outra vez e deixar o instinto aflorar.

Talvez fossem só uns moleques querendo matar aula pra ir mais cedo pra casa como foi sugerido até mesmo pela moça. Tão absurdo quanto, não?

Em uma semana vi assuntos que realmente me deixaram aterrorizados como Barbara Gancia, colunista da Folha de São Paulo, que num artigo chamado REFRESQUEI A MEMÓRIA, acha um absurdo Roman Polanski, cineasta que admiro profundamente, ser condenado pelo estupro cometido em 77 cuja vítima tinha 13 anos. Tenta convencer que a menina é culpada. através de "detalhes" não levados em consideração. Cacete, Polanski tinha 40 anos! Clique no nome do artigo, leia e tire suas próprias conclusões.

Acho perigoso um jornalista emitir uma opinião dessas. Me faz pensar que, quem não tem informação e discernimento o suficiente pode ser contaminado por uma opinião leviana dessas.

Outra notícia foi de uma garota de 15 anos que foi estuprada e roubada por até 10 alunos no Estado da Califórnia. Alguns desses alunos repugnantes tiraram foto disso e largaram na internet. Isso sim é atitude de ser humano do século XXI.

Quando achei que já tinha visto tudo na vida eu vejo vídeo de crianças dançando um troço que sinceramente me senti um ser extraterrestre de tão chocado que eu fiquei.

Com a quantidade de evolução que temos conquistado ao longo dos séculos, não entendo como ainda temos atitudes similares aos dos homens das cavernas.

Quase estupro e linchamento por uma garota usar um vestido curto, jornalista defendendo pedófilo, uma dezena estuprando garota de 15 anos e crianças fazendo dança do acasalamento é demais pra mim em uma semana. Pra mim os assuntos estão mais que alinhavados!

Quer dizer, não estamos aprendendo nada de verdade. Civilização é uma piada, tão forte que não consegui fazer nenhuma aqui, ela por si só faz o trabalho que eu deveria fazer. Estamos confundindo o que é a essência de fazer a evolução!

Sabe o que mais me impressiona nisso tudo? O quão chato eu estou! Tá louco! Vou tomar um Toddy. BEM GELADO!!!

Fontes: http://rafael.cortez.zip.net/ e http://blogoscarfilho.zip.net/

3 comentários:

Amanda Oliveira disse...

Não sou a favor da manifestação exagerada e descabida realizada pelos alunos da universidade, mas também não assino a carta de aprovação a uma mulher que levanta o vestido e faz gestos obscenos esperando um público monoexpressivo, toda ação gera uma reação. Resta agora apurar o que afinal aconteceu para gerar tamanha recriminação. Já vi coisas muito piores na universidade, estudo na Uniban, mas nunca uma reação como esta, por isso acredito que haja algo ainda obscuro nesta situação. Talvez o que tenha sido recrimidado não seja propriamente a vestimenta e sim uma atitude em isolado.

luciene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luciene disse...

Ninguém é digno de julgar uma pessoa pelo que ela veste. Conheço garotas de saias longas e blusas de gola alta, que se transformam em verdadeiras e assumidas putas, mas para a sociedade são consideradas como moças decentes. Mas o que é a decencia? Quem pode determinar isso? Uma sociedade ignorante, que ao invés de se preocupar com a decadencia de um país degradado pela politica e injustiças sociais, se preocupa com a roupa que uma aluna por ai veste... Isso é mesmo um absurdo, e se ela é mesmo "puta" o que temos a ver com isso, cabe a cada um decidir o que faz de sua vida e com seu corpo. E se a moça ofendeu a respeitosa instituição a ponto de ser expulsa, pelos trajes usados, acredito que a expulsão deveria se estender a todos os alunos que tiveram ato de preconceito, descriminação, assedio, ameaças e violencia contra a garota, pois isso é crime, mas como sempre o nosso querido Brasil, justifica a sua ignorancia, com mais ignorancia ainda! Como disse um jornal internacional: Um país conhecido por seus biquines minusculos, condenam uma garota por usar vestido curto em local publico. Então, vamos abolir os Carnavais, as praias paradisiacas, os vestidinhos de verão, as garotas de Ipanema, as dançarinas do Faustão... Enquanto as pessoas se comportarem como animais... (que me perdoem os animais) seremos essa sociedade miseravel e carente, não só financeiramente, mas de inteligencia e respeito, com o próximo. Luciene.