segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Em entrevista, Marco Luque fala sobre comédia e carreira


Com um ar de quem carrega um pouco de timidez e vai tropeçar nas palavras, Marco Luque aparece no hall do hotel para conceder entrevista ao Olhar Direto, na tarde do último sábado (24), horas antes de lotar mais uma sessão do show de stand up comedy “Tamo Junto”.

Assim, ele, que ganhou mais fama e popularidade após virar um dos apresentadores do programa "CQC" (TV Band), dá vida à reportagem. A timidez quase passa a cada pergunta. Já o ar de quem vai atropelar a próxima palavra, fica. Seja porque a fala não acompanha a rapidez do pensamento, seja por confusão mesmo ou qualquer outro motivo. De fato, é engraçado e é natural. É Marco Luque.

Há um ano ele entrou no universo do stand up, estilo de comédia que virou tendência e tem arrastado multidões de desejosos de risadas pelo Brasil e pelo mundo. Luque, que já era ator há 10 anos e há quatro trabalhava com construção de personagens próprios – e cômicos – resolveu experimentar.

Deu certo. Tanto que a agenda de shows é grande. Aqui em Cuiabá foram quatro sessões, promovidas pela empresa local Cia do Humor, todas lotadas, enchendo o teatro da Universidade Federal de Mato Grosso nos dias 23 e 24 de outubro. No popular, “não sobrou ingresso nem pro cheiro”.

O stand up é caracterizado pela ausência de personagens, falta de cenário, inexistência de figurinos e um transbordamento de observações pertinentes e muito engraçadas sobre o cotidiano das pessoas.

De um jeito muito especial, Luque desenvolve essa técnica que, aliada à sua experiência com interpretação e o mundo do teatro, resulta em um show muito bom de ser assistido.

O apresentador comenta que um dos pioneiros dessa modalidade de comédia no Brasil foi o ator Marcelo Mansfield, que ajudou a reforçar a tendência por aqui. “O fato de os participantes do CQC todos fazerem stand up também deu uma força”.

Apesar da dificuldade de trabalhar de “cara limpa”, sem personagens nos quais se apoiar, Luque contrapõe que o lado fácil da coisa é a capacidade de adaptação do estilo a diferentes pessoas. “Podemos mexer com vários tipos de público em um mesmo espetáculo”.

Quem já acompanha a carreira do ator desde antes da fama alastrada que veio com o CQC, certamente não se esquece de personagens como “Silas Simplesmente”, “Mary Help” e o motoboy “Jackson Five”. Esses e outros ganharam vida durante apresentações da "Terça Insana", espécie de espetáculo com rodízio de atores e personagens.

“'Terça Insana' foi fundamental para mim. Uma escola. É humor com algo a ser dito, não é um humor gratuito. Lá tive oportunidade de apresentar personagens próprios e foi uma vitrine para mim, onde comecei a ser visto por muitas pessoas”, conta Luque.

As delícias e agruras da internet

A linha que divide os benefícios e os prejuízos da internet é tênue. Ao mesmo tempo em que ela é a maior e mais poderosa ferramenta de divulgação, também pode prejudicar artistas.

Marco Luque diz que a rede foi fundamental para que as pessoas conhecessem o trabalho desenvolvido por ele. “Ajuda muito a mostrar a obra do artista. Mas é chato fazer um show e as pessoas filmarem e colocarem na internet”, diz o ator, já que muitas pessoas deixam de prestigiar espetáculos no teatro pois já tiveram acesso via rede mundial de computadores.

Daqui para frente

Encerrado 2009 e a turnê de “Tamo Junto”, Luque pretende trabalhar um novo espetáculo para o ano que se aproxima. Desta vez, composto por solos de seus personagens antigos, aqueles da "Terça Insana", e outros que ainda irão surgir, novos e, sem qualquer dúvida, inteligentes e engraçados.

A Cia do Humor

A Companhia do Humor é uma empresa de eventos do segmento teatral que visa trazer para Cuiabá uma nova perspectiva de diversão cultural com fomento do humor regional e nacional, valorizando os artistas da terra e colocando a população frente a frente com alguns dos melhores humoristas nacionais do gênero stand-up. Na agenda da Cia, para novembro, apresentação de Evandro Santos, o “Christian Pior” do programa "Pânico na TV!".

A Companhia do Humor já trouxe em 2009 nomes como Oscar Filho, Felipe Andreoli, Fábio Rabim, Virgens mais nem Tanto e o grande sucesso da internet, o show Improvável. Para 2010 a Cia garante manter uma agenda mensal com grandes nomes do stand up nacional.

Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário: