quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Movimento contra o pacotão ‘bomba’ nas redes sociais

Vídeo sobre o protesto tem mais de cinco mil acessos; CQC pode vir a Rio Preto

#Vergonha_Rio_Preto from cinemacaco on Vimeo.


O vídeo que “bombou” nesta quarta-feira (17) entre os rio-pretenses nas redes sociais, como Twitter, Vimeo e Facebook, foi o feito pelo cineasta Fernando Macaco, 30 anos, e a fotógrafa Nathalie Gingold, 27, sobre o protesto de mil manifestantes, na terça-feira, em frente à Câmara. Eles protestaram contra projeto que cria 230 cargos em comissão na prefeitura, quando 13 vereadores votaram “sim” e a proposta foi aprovada.

“Não imaginava a repercussão nacional que o vídeo teria. Fico feliz em saber que quase cinco mil pessoas já o assistiram”, diz Fernando. O vídeo, com a trilha sonora “Para não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré, ganhou destaque na mídia nacional porque foi postado pelo jornalista Marcelo Tas, que é apresentador do programa CQC (Custe o Que Custar) da TV Bandeirantes, no blog dele. A equipe de produção não descartou a possibilidade do CQC vir a Rio Preto.

Marcelo não poupou elogios ao protesto contra o Pacotão da Maldade e postou que “cidadãos de Rio Preto conseguiram o que muitos tentam mas não conseguem: transformar um protesto virtual numa ação concreta. Como sabemos, todos os dias surgem manifestações e indignações virtuais, assim mesmo: entre aspas, que não chegam a cutucar ninguém ou nada na realidade”.

O jornalista finaliza dizendo que os manifestantes deram uma lição de cidadania. “Que Rio Preto sirva de exemplo para os outros municípios e cidadãos do Brasil, de protesto firme, livre e justo, como deve ser nas democracias de verdade”, afirmou.

O início

O protesto virtual começou com estudantes que criaram o hashtag #vergonhaRioPreto no Twitter. Até as 20h desta quarta-feira (17) contava com 2.855 tuitadas. Já o #CQCemRioPreto com mais de 600. “A velocidade da internet possibilitou o engajamento de milhares de pessoas no movimento em um curto período ”, diz o integrante do Timbre Coletivo, Samuel Merighi.

Fonte: Agência Bom Dia

Mundo CQC: E a gente assina embaixo as palavras do Tas. Parabéns aos jovens de Rio Preto! Dá um baita orgulho ver que a gente não perdeu o direito de se indignar com tanta palhaçada na nossa política. E sirva de exemplo: vamos pra rua não só na Marcha para Jesus ou na Parada Gay! Vamos ter atitudes de revolucionários mesmo (sem violência) e irmos para as ruas gritar por uma política mais justa; uma saúde e um transporte melhores; para que tenhamos mais segurança e por aí vai... Parabéns, Rio Preto!!!

Nenhum comentário: