sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tragédias pra dar e vender. Quem é o culpado?



É muito triste logo para o meu primeiro texto do ano, falar de algo tão desesperador para todos nós. Tragédias.. parece que o povo brasileiro foi escolhido pra sofrer constantemente com isso.
Mais de 500 pessoas morreram por conta da chuva e de suas consequências. E essas mortes vêm acontecendo nos últimos dez anos, todas as vezes, nesse período do ano. É triste iniciar o ano perdendo alguém. Perdendo tudo aquilo que foi conquistado com luta e suor do povo brasileiro.
Opa, mas espera aí.. não é só porque estamos vivendo um momento triste que não vou deixar de criticar a população (e a política, evidentemente).
Vou bater na mesma tecla dizendo que a educação é a base, e quem lê meus textos, pode me chamar de chato e persistente, pois sou mesmo. É a educação que faz com que milhares de adolescentes hoje em dia, assim como eu, possam ter uma consciência do que acontece com a população por conta do descaso do governo. É a educação que permite ao cidadão, o conhecimento de princípios básicos para que se possa viver em uma sociedade de forma justa e social (com o perdão da redundância). Esses princípíos, para quem os conhece, parecem coisas óbvias, e que todos deveriam saber. Realmente, mas é difícil o acesso desses princípios àqueles que nem alfabetizados são. Àqueles que nem tem noção do que possa ser uma política, que têm o pensamento fechado, devido ao fato de não terem uma oportunidade à educação.
Saber utilizar a água racionalmente, não jogar lixo nas ruas.. espere, isso que eu disse, nem mesmo os mais educados sabem fazer bem feito (com exceções, óbvio), assumo que eu não consigo utilizar a água da maneria mais adequada. Enfim, serei mais objetivo.
É fato que as condições de diversas famílias no nosso país não são favoráveis, restando à elas, morar na beira de rios, em morros, nas favelas, etc. E muitas dessas famílias têm consciência de que o local é perigoso, mas é a única opção que elas têm. Por quê?
Porque somos burros.. todos! Treinados para lidar com uma educação de baixa qualidade, com uma corrupção tremenda em todo o tipo de negócio, num país onde meia dúzia vira e mexe se revolta (e merece respeito), de cidadãos acostumados com o aumento do salário dos políticos e com a merreca que ganham os professores, contribuintes de toda essa corrupção. Somos tudo isso e mais um pouco, completamente acomodados.
Como meia dúzia reclama, mas a sociedade sorri, diante dos novos governantes, e aprova com uma popularidade tremenda, o antigo "patrão", tudo está a mil maravilhas, pois somos um país excelente, sede da Copa do Mundo, das Olímpiadas, o Rio de Janeiro é lindo, São Paulo é isso, a Floresta Amazônica é aquilo. O que tem de errado com nosso país?
Quando um avião cai de mata mais de 150 pessoas, tudo é investigado para que se possa colocar a culpa em alguém, e a notícia vira uma novela que dura o ano inteiro (ok, tudo certo nisso). Mas e agora, com essas tragédias todas, porque não investigam o verdadeiro culpado? De quem é a culpa? Da sociedade que suja os rios, que constrói derrubando áreas verdes e depois lamenta a brutalidade da natureza, dos políticos, de Deus, do mundo?
Pois é, vivemos em um país onde sonhamos muito. E um dos meus sonhos, é que possamos fazer com que a ORDEM E o PROGRESSO possam estar em todos os lugares, e não somente em nossa bandeira, que perde cada vez mais, o brilho de sua cor.
Eduardo Cunto

Nenhum comentário: