domingo, 1 de agosto de 2010

Corregedoria denuncia quatro guardas pelo ‘caso CQC’

GCMs foram acusados de negligência e uso excessivo da força contra repórter

Quatro guardas envolvidos no “caso 'CQC'” foram denunciados pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal de São Bernardo. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano.

De acordo com a decisão do órgão corregedor, independentemente do comando da secretaria, dois guardas cometeram negligência no episódio e outros dois fizeram uso excessivo da força. Com isso, a Corregedoria instaurou inquérito administrativo, dando espaço para os quatro envolvidos no caso se defenderem das denúncias.

As possíves punições aos gurdas vão desde uma repreensão ou advertência até a suspensão e demissão dos funcionários. “Dentro de 60 dias, a Corregedoria vai ter uma conclusão do caso, de forma independente da Guarda”, afirmou Mariano. Apesar da denúncia, a fita com as imagens na íntegra da confusão e o exame de corpo de delito não foram entregues à Guarda.

O caso tomou notoriedade em todo o país há cerca de um mês, quando os guardas se envolveram em uma confusão com o repórter Danilo Gentili, no quadro "Proteste Já", do "CQC". Na oportunidade, Gentili foi a uma escola municipal ao lado do Cenforpe (Centro de Formação de Professores), após denúncias de moradores sobre a possibilidade de desmoronamento de um barranco atrás da unidade escolar.

Após entrar na escola, Danilo foi repreendido de forma truculenta pelos guardas.

Fonte: Rede Bom Dia

Nenhum comentário: