quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pan 2011 – ‘Tri gatas’ douradas do atletismo comemoram façanha em pista mexicana


Nos encontros que têm nos circuitos de atletismo afora, Maurren Maggi, Lucimara Silvestre e Rosângela Santos resolveram se autobatizar como as “tri gatas”. Mais do que a amizade e as brincadeiras, as três vaidosas atletas têm em comum, desde quarta-feira, uma medalha de ouro dos XVI Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. Rosângela havia conquistado o topo do pódio na véspera, na prova dos 100m rasos. Nesta quarta, Lucimara fechou o heptatlo na liderança, com 6.133 pontos, novo recorde sul-americano, e Maurren Maggi venceu o salto em distância, com 6m94, a sua melhor marca no ano – na mesma prova, Keila Costa ficou em quinto. Fora as duas vitórias, o dia brasileiro no atletismo teve ainda a medalha de ouro de Leandro Prates nos 1.500m, conquistada no início da tarde, e o bronze de Geísa Coutinho nos 400m.

Depois de receber um agradecimento público de Rosângela Santos pela confiança depositada na véspera, Maureen falou sobre a amizade do trio. “Somos as trigatas. Não sei se alguém vai nos achar bonitas, mas é assim que nos tratamos. Sempre que nos encontramos, conversamos bastante”.

Com o melhor salto no ano, Maurren não escondia a felicidade com o tricampeonato nos Jogos Pan-americanos – uma marca que a iguala a Adhemar Ferreira da Silva, vencedor em Buenos Aires-51, Cidade do México-55 e Chicago-59. A saltadora quer igualar agora uma outra marca de seu grande ídolo: o bicampeonato olímpico. “Ele sempre foi, é e será uma inspiração para mim”, afirmou. Para ela, encerrar o ano de competições com o melhor salto é uma grande motivação para o ano olímpico. “Isso me dá muita confiança. Fechou o meu ano de maneira perfeita e agora posso descansar a cabeça para dar o meu melhor nos Jogos Olímpicos de Londres”.

Poucos minutos antes, Lucimara Silvestre cruzara a linha de chegada dos 800m – última prova do heptatlo – em quarto lugar. A posição foi suficiente para garantir um ouro, que parecia ter dona desde as provas do dia anterior. Das sete etapas, Lucimara venceu a corrida de 100m com barreiras, salto em altura e salto em distância. Ficou em segundo nos 200m e em terceiro nas provas de arremesso de peso e lançamento de dardo. A regularidade a fez ficar com o recorde sul-americano, com mais de 400 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Yasmiany Pedroso.
“Não cheguei 100% ao Pan e temia que alguma dorzinha pudesse me atrapalhar. Mas sempre tive muita confiança na vitória, o que se intensificou nas duas primeiras provas, que eu venci”, afirmou. “Não queria carregar o rótulo de favorita, mas era como eu me sentia. Fico muito feliz com o resultado. Já pensei em parar algumas vezes, mas esses momentos fazem tudo valer a pena”.

Mais cedo, Geísa Coutinho foi outra atleta brasileira a brilhar na pista do Estádio de Atletismo, em Guadalajara. Na prova dos 400m, ela cravou 51s87 e ficou com o terceiro lugar, atrás da colombiana Yenifer Padilla (51s53) e da cubana Daysiurami Bonne (51s69). “Fui no meu limite. Lutei muito para estar aqui. Queria de todas as formas conquistar uma medalha e saio muito satisfeita com o bronze”. Na mesma competição, Joelma das Neves conseguiu a sexta colocação.

Nas outras finais do dia, Wagner Domingos terminou a prova de lançamento de martelo em quarto lugar, com 70m16. Valdileia Martins ficou em quinto, no salto em altura, com 1m84, mesma posição de Maíla Machado nos 100m com barreiras, quando fez 13s14, e de Jailma Lima nos 400m com barreira, com o tempo de 57s71. Já Anderson Henriques ficou com o oitavo lugar nos 400m, com 45s92.

O dia brasileiro ainda teve quatro vagas conquistadas na final. Bruno Lins (20s35) e Sandro Viana (20s39) garantiram lugar entre os oito finalistas dos 200m rasos. Na disputa feminina da prova, Ana Claudia Lemos também se classificou, com 22s72. Mahau Suguimati também se classificou para a final dos 400m com barreiras, com 50s20.

Fonte: COB

Nenhum comentário: